#Curiosidade: Oyster Card

Todo mundo que vai a Londres fica confuso na hora de comprar passagem para o sistema de transporte. Tem Travelcard de 1 dia, de 7 dias, Oyster Card, Single fare: como saber o que é mais vantajoso? É claro que a resposta vai depender de cada situação, mas abaixo fiz um resumo com tudo o que eu sei sobre o assunto.

Lição número 1: a não ser que você vá fazer somente uma viagem em transporte público em Londres, nunca compre um bilhete único. É mais caro e não oferece vantagem nenhuma.

Lição número dois: para quem for ficar em Londres usando o transporte público por até quatro dias, o Oyster “pay-as-you-go” não é mais caro que o Travelcard diário. Sendo assim, “carregue” seu cartão com, no mínimo 4 x £7,00 (na verdade é preciso ser múltiplo de £5) e seja feliz.

Lição número três: para quem for usar o transporte público por 5 dias consecutivos ou mais, ou 4 dias no horário de pico, vale a pena comprar um 7 Day Travelcard (£30,40).

Este Travelcard pode ser o de papel de antigamente, mas pode também ser eletrônico, carregado no seu próprio Oyster card. Com ele, você pode viajar quantas vezes quiser de metrô, ônibus, e alguns trens, dentro das zonas 1-2 por 7 dias consecutivos, mesmo no horário de pico.

De qualquer jeito, travelcard ou pay-as-you-go, a diferença é mínima, mas lembre-se da lição número 1: o que é desvantagem é comprar o bilhete por cada viagem separadamente.

Onde comprar o Oyster Card?

O Oyster Card é vendido nos guichês e nas máquinas de todas as estações de metrô, além de vários outros pontos (bancas de revistas, supermercados, minimercados, etc.) espalhados pela cidade. É possível pagar com cartão de crédito, débito ou dinheiro. É cobrado um depósito de £5,00 reembosável na devolução do cartão. Mas, como os créditos do cartão não vencem, é bom levar o cartão de volta com você para já ter em mãos na próxima vez que for a Londres!